sábado, 21 de novembro de 2009

bandAs sOnorAs #24

Como tinha ficado prometido na edição #23 está chegada a hora de saber o que de mais avançado se faz   por cá em termos de musica indie. Tendo em consideração que já havia tão bons mestres há 18 anos atrás, menos não se poderia esperar. Com letras em português,  um dedilhar límpido (a fazer lembrar o Sapo dos M.M.) e um envolvente sónico herdado dos pais de toda a indie music (S.Y.)
O extra que tinha prometido, trata-se de um player que fará a partir de agora um reforço ao que é visto em imagens, para compensar a fraca qualidade áudio/vídeo (por vezes) das mesmas.
Sem mais delongas eis os... Linda Martini.



São realmente sónicos, no comments...


PLAY LOUD


Bom Fim de Semana
P.G.R.

Informática em Defesa dos Direitos Humanos



Nesta Sociedade Global em que a informação viaja á velocidade da luz e por vezes  a maior parte  passa-nos ao lado,ainda conseguem surgir exemplos dignos de registo.
Hoje decidi mostrar-vos um exemplo de como a Informática é utilizada em prol dos fracos e oprimidos um pouco por todo esse Mundo fora.
Trata-se de um programa informático oriundo do Projecto MARTUS.http://www.martus.org/,que disponibiliza aos defensores dos DIREITOS HUMANOS, um meio seguro para denunciar , fornecer e guardar informações sem medo de perseguições futuras por parte dos regimes violadores dos Direitos Humanos dos seus cidadãos.
Basicamente consiste em um programa gratuito, fácil de utilizar,user friendly,com encriptação de dados com possibilidade de alojá-los num Servidor distante.
Uma ajuda muito importante no combate a este crime invisível.
João Paulo.

WiTricity (- O quê??)

Todos nós já ouvimos falar da Wii, da wireless, do WIFI mas de...  WiTricity (eu não) é novidade.
Pois é, mas já todos dissemos: "...que chatice tanto fio aqui debaixo!!" :Então no MIT um grupo de cientistas começou a trabalhar no assunto. Retirar os cabos de ligação aos diversos aparelhos e fazer dos cabos de power uma coisa do passado, (alô 2012, será que vai dar tempo?) como se pode ver no vídeo, já conseguem exemplos práticos e fiáveis, e ainda a tecnologia está embrionária. A Sony já adoptou o projecto neste LCD  Extraordinário..



 P.G.R.





.. 

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ando a cortar (nos cigarros)

DEO


Após a 1ª mão realizada em Lisboa no estádio da Luz, (altura em que foi 
gravado este sketch "andas a fumar muito").
Hoje realiza-se na Bósnia a 2ª mão e daqui deseja-se muita sorte à selecção, 
porque o "wolf" está feroz.

PGR e ALEX

Computador quântico

Num computador comum, a menor unidade de informação é o bit, que pode ter dois valores: zero (desligado) ou um (ligado). O seu equivalente quântico é o qubit (Quantum bit), que tem uma diferença: pode assumir vários estados sobrepostos ao mesmo tempo, armazenando mais informação.
Computadores quânticos são capazes deste feito ao tirar proveito da capacidade de sobreposição dos qubits para testar todas as combinações possíveis ao mesmo tempo, enquanto que as nossas máquinas têm que testar cada combinação sequencialmente, uma após outra.  Ao contrário dos bits na computação convencional, que são eléctricos, e de portas lógicas, que são componentes físicos de silício, as “portas” no computador quântico do NIST são impulsos de laser que alteram o estado das partículas nos átomos de berílio.
Um computador quântico fica exponencialmente mais poderoso a cada “qubit” adicionado. Para dar uma ideia de seu potencial, estima-se que mesmo máquinas simples poderiam ser capazes de quebrar, em questão de minutos, cifras criptográficas consideradas impenetráveis para os computadores actuais, já que os cálculos demorariam milhares de vezes mais que o tempo de vida de seus programadores.
Um consórcio de pesquisadores do  NIST, Colorado, exibiu o primeiro computador quântico universal programável do mundo. Nunca se havia conseguido construir nada prático até Junho deste ano, quando a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, anunciou o primeiro processador quântico rudimentar. Mas o processador de Yale conseguia fazer apenas algumas operações simples, e o anúncio do NIST parece ser um passo adiante.

texto adaptado de pt-br do site http://www.geek.com.br/

P.G.R.