sábado, 6 de junho de 2009

bAndas sOnorAs #2

Esta rubrica semanal que tomei a iniciativa e o compromisso de levar semanalmente até ao final do curso, tem um padrão comum que ao fim de 4 ou 5 vídeos, creio que não será difícil de denominar.
Contudo hoje vou dar uma justificação ao vídeo que vou passar. E assumo a responsabilidade de esta ser uma rubrica pessoal e não do grupo. Para que conste.
A 25 de Abril comemorámos os 35 anos de poder expressar a nossa opinião livremente. Mas creio ter sido a única coisa (ou a mais) proveitosa que nos trouxe o 25A. E é dela que me vou servir.
Como dizia um dos grandes letristas da liberdade do pró e pós 25A, José Mário Branco, há poucos dias na imprensa: "...a missão que nos estava destinada (a luta através da canção) não é agora seguida nem pelo rock nem sequer pelos autores populares. É feita por uma nova geração de autores. Que vivem e sentem as agruras do dia-a-dia. Que não se vendem nem se rendem. Os novos detentores da mensagem revolucionária. Os autores do Hip-Hop..."
Não fui eu que o disse mas subscrevo. Porque amanhã é dia de...



P.G.R.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pinte o seu telhado de branco e ajude o planeta Terra

Pronto OK, é "o suspeito do costume"...
Mais uma campanha para ajudar o planeta ""One degree less"".
Não vale a pena acrescentar mais nada o video (*) diz tudo.

(*)1 têlhádo dê branco

P.G.R.

Parabéns ao Bruno

27 "aninhos" e ainda tanto para "gozar"...

HÁ, é verdade...! O Alex gostou muito de "falar" com os caracois... Foi levar o prato ao sr. joão para encher ,mas já era hora de entrar na aula... e fez "queixinho" triste...

É verdade... mais um ano, e mais estórias para contares aos teus netos...

por ex.deste curso



O Primo doInformátic 12 e cunhado do Anónimo

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Porquê "PIRATA" ??


""...históricamente, o termo “pirata” vem sendo deturpado e associado a criminosos e assassinos sem escrúpulos. Hoje em dia é utilizado para denominar falsificadores e vendedores ilegais, assim como é utilizado para denominar quem usa a Internet para compartilhar um filme ou música. Mas o “pirata” significa também “livre”, algo fora do convencional, que parece com algo sem ser aquilo. O curioso é que as crianças gostam tanto de piratas, mas os adultos comparam-nos com assassinos sanguinários. As crianças também gostam de compartilhar e são alegres, enquanto que os adultos vão ficando egoístas e vão perdendo o bom humor.
Talvez o nosso pirata esteja mais próximo dos sonhos das crianças do que dos pesadelos dos adultos…
Na história da pirataria nas Caríbas, 
os navios piratas não aceitavam escravos. Nas suas tripulações haviam negros livres, índios e pessoas de todas as nacionalidades. Os piratas eram amigos dos índios e das comunidades de negros, assim podiam viver muitos anos no mar, descansando na costa e fazendo trocas de víveres e bens. Foram os amigos índios que ensinaram os piratas a "pitar" um cachimbo (aliás, o tabaco veio da América).
Os espanhóis, por exemplo, roubavam os índios e escravizavam-nos. Cheios de produtos dos seus roubos, os seus barcos pesados eram movidos pela força das remadas dos escravos, que viviam nas galés. Por isso, um ataque pirata era a única esperança de liberdade na galera.
Os piratas não faziam comércio, pois não havia meios de operar em dinheiro ou moedas de ouro ou prata. Os piratas faziam o escambo, que significa 
troca. De facto, os piratas faziam circular as riquezas saqueadas das Américas quebrando o monopólio colônia-metrópole.
Gente do povo, amigo dos índios e dos escravos, corajosos e livres: assim vemos os piratas.""

Excerto tirado do Manifesto de apresentação do Partido Pirata Português que foi criado por alunos de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa à imagem do homólogo sueco - o Piratpartiet... 

P.G.R.